Compartilhe!

São José dos Campos – Uma das pioneiras no Brasil na coleta seletiva de lixo urbano, a cidade de São José dos Campos retomou o processo nesta semana após breve período de interrupção.

A Urbanizadora Municipal (Urbam), uma empresa de capital misto, é a responsável pelo recolhimento, e três cooperativas são encarregadas da separação do material. Por mês, são coletadas cerca de 1.100 toneladas de lixo reciclável no município, que vão proporcionar renda às cooperadas – Cooperthec, Futura e Alpha, beneficiando diretamente mais de cem pessoas.

Com a retomada dos trabalhos, por parte das cooperativas, a expectativa é de que haja um ganho ambiental, inclusive no aumento da vida útil dos aterros. A coleta seletiva gera ganhos ambientais por reduzir a extração de recursos naturais e criar o material de reúso, produto que é destinado ao setor industrial.

A venda do lixo reciclável gera renda às famílias dos catadores, reduzindo ainda a margem de pobreza dessa parcela de moradores do município. As cooperativas vão assumir o serviço de triagem dos recicláveis, por meio de um programa da Secretaria de Apoio Social do Cidadão.

Vagas para mulheres

Os funcionários da Urbam, que antes eram os responsáveis pelo serviço de separação do material, foram transferidos para outros setores da própria empresa. Além disso, a Urbam realizou uma seleção interna para o preenchimento de mais de 60 vagas nas cooperativas.

Os novos postos de trabalho foram abertas nas atividades de coletores e motoristas, para atender o serviço da coleta seletiva, separação de eletroeletrônicos, de objetos inservíveis, movimentação e manutenção de contêineres.

A novidade é que essas oportunidades são extensivas às mulheres, que passam a compor o quadro de funcionários trabalhando com coleta seletiva. A equipe de educação ambiental retomou o trabalho de conscientização nas residências e dá informações necessárias para a separação de preparação do lixo reciclável. A população deve continuar a disponibilizar os materiais recicláveis nos mesmos dias e horários que já estava habituada. Em caso de dúvida, é possível acessar o site da Urbam ou a Prefeitura.

Fonte: DCI
Julio Ottoboni


Compartilhe!