Planejamento, boa gestão e parcerias garantem crescimento de empresas

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Não podemos prever o futuro, mas podemos criá-lo. A frase, atribuída tanto a Peter Druker, considerado o pai da administração moderna, quanto ao economista Paul Pilzer, reflete o desafio de empreendedores em todo o mundo. Mas manter um negócio saudável em um país com as particularidades brasileiras exige ainda mais planejamento, foco na gestão e na inovação e constante busca por bons parceiros.

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Claro que não faltam exemplos de gestão bem-sucedida. Nas últimas semanas, a Desenvolve SP mostrou casos de clientes que resolveram problemas corriqueiros na vida de empreendedores e exibiu dicas de especialistas para a gestão dos negócios que podem inspirar empresários em situações semelhantes.

Foi a partir da reinvenção da Novo Mel, por exemplo, que se mostrou a importância de um cuidadoso planejamento de negócios, anual e de longo prazo. Graças à estruturação do negócio, com a formação de um conselho de administração e revisão periódica de metas e estratégias, a empresa multiplicou em 20 vezes o faturamento de 2004 e quer crescer 25% em até dez anos.

A Novo Mel reflete bem o que o professor Sérgio Moretti, coordenador do Mestrado de Alimentos e Bebidas da Universidade Anhembi Morumbi, considera essencial para a sobrevivência de uma empresa: a capacidade de perceber mudanças na demanda projetada e prontidão para se adequar ao novo cenário.

Outro exemplo apresentado mostrou que inovação independe do tamanho.A partir da ressonância magnética, a Fit – Fine Instrument Technology desenvolve soluções e aplicações para o agronegócio e para a indústria de alimentos. Dependendo prioritariamente de talentos, a empresa encontrou na Desenvolve SP uma linha de crédito que viabilizasse a contratação de pessoal. “A linha de apoio à inovação permitiu a formação de uma equipe diferenciada de doutores e mestres”, destaca Daniel Consalter, sócio do negócio.

A busca de talentos focados na melhoria do negócio vai ao encontro do que defende Luis Alt, responsável pelo curso de inovação e design thinking da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). “Inovação é algo que gera valor para o público que uma empresa quer atingir.”

E se a empresa tem um plano de negócios bem estruturado e um produto inovador, o próximo passo é identificar as melhores fontes de recursos. Voltada para um público sofisticado, a Zest Mercado e Empório, chegou a Desenvolve SP após analisar todas as alternativas para criar sua loja em São José dos Campos. “Para investir, avaliamos sempre custo do crédito, prazo de retorno, montante a ser investido e liquidez dos sócios”, diz a sócia Priscila Fonseca. “Também é preciso avaliar as perspectivas, identificando a capacidade de quitar o compromisso”, orienta a professora de economia do Insper Juliana Inhasz.

Também não poderia faltar, na abordagem das melhores práticas, o cuidado com a documentação fiscal e jurídica da empresa. “A qualquer momento podemos ter uma fiscalização, participar de uma licitação ou precisar de um empréstimo”, elenca Reginaldo Faria, fundador da metalúrgica Metax, que faz questão de manter tudo em ordem. “É fundamental ter um checklist e criar uma rotina de verificação”, ensina Kieran McManus, sócio da PwC Brasil.

Seguidas as regras da boa gestão, pode-se prever que a empresa, aos poucos, pense em temas mais delicados, como a sucessão, no caso de negócios familiares. Para o professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV) Marcelo Aidar, este é um assunto que exige planejamento de longo prazo. “Mas quando o empreendedor é centralizador e foi bem-sucedido, ele só pensa na sucessão quando já é muito tarde”.

Na Sorocap, especializada na recapagem de pneus, a gestão do negócio e o processo de sucessão ocorrem sem percalços, embora não exista um conselho formal, com atribuições escritas. “Pode até haver conflito, mas não atrito”, resume Alexandre Moreira, sócio e filho do fundador. Ele afirma que cada parente chegou à sociedade “para atuar de acordo com suas aptidões, mas pode trabalhar em outros setores, conforme a demanda”.

 

Fonte: DCI

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