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Janeiro é o mês das promoções, mas fazer a campanha não ser um pesadelo é um desafio

O ano mal começou e grande parte das lojas planeja ou já iniciou a liquidação do mês de janeiro. Uma dúvida comum entre lojistas é como liquidar e ainda ter lucro?

O momento deve ser aproveitado não só desencalhar o estoque com grades furadas ou produtos que não tiveram boa procura, mas sim para atrair consumidores potenciais para a loja e convertê-los em clientes. Então, planeje junto à equipe que a troca é uma oportunidade de aumentar o tíquete médio das vendas. Vamos aos seis passos para o planejamento e sucesso de uma liquidação:

1. Selecione os produtos para a promoção: para decidir o que liquidar, verifique o estoque dos produtos que sobraram, os que estão com grades incompletas e os que não tiveram boa saída. Para fazer isso, utilize um relatório de giro de estoque do seu sistema de gestão ou um relatório de curva ABC, que apresenta os produtos de acordo com a relevância nas vendas.

2. Alimente o sistema com os valores da liquidação: evite surpresas na hora de finalizar as vendas nos caixas, os valores dos produtos precisam estar corretos. Existem ferramentas de promoções nos sistemas que devem facilitar seu trabalho.

3. Cuide da exposição e identificação dos produtos: para vender mais, utilize a exposição dos produtos ao seu favor. É recomendado expor produtos com alto giro de estoque próximo aos caixas e selecionar produtos que chamam atenção para vitrine. Nas etiquetas e cartazes coloque “De/Por”.

4. Defina as datas de início e fim da promoção: é importante definir a data de início e fim para a campanha, assim os clientes poderão se programar para ir até à loja.

5. Divulgue a liquidação, pois ela precisa ser vista: para divulgar a promoção, utilize os meios de comunicação que geram melhores resultados para sua loja. Estrategicamente, isso vai depender muito da cidade e localização física da sua operação de calçados. A divulgação nas redes sociais funciona bem para a maioria das lojas, assim como o mensagens por WhatsApp e o SMS.

6. Defina quanto quer vender: defina metas claras para a equipe. Consulte no seu software números dos anos anteriores para fazer a projeção das vendas. Divulgue resultados alcançados para a equipe diariamente e comemore com eles cada número alcançado.

Fonte: jornal DCI- 19/01/2018.


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