Compartilhe!

São Paulo – Um levantamento da Boa Vista SCPC apontou que 34% dos consumidores não controlam quanto ganham e gastam no mês. A pesquisa visou investigar hábitos sobre o controle orçamentário e fontes de informação sobre o tema dos consumidores brasileiros

O estudo foi feito com aproximadamente 1.200 consumidores de todo o Brasil e foi realizada entre maio e julho deste ano. Do total de entrevistados, 61% afirma ter aprendido a lidar com o dinheiro por conta própria.

Já outros 28% dizem que os pais foram os principais responsáveis por introduzir este assunto no seu dia a dia.

Entre os que afirmam fazer o próprio controle orçamentário, quase metade (47%) alegam já terem buscado orientações de educação financeira, enquanto outros 36% que não fazem o controle do caixa família disseram que já precisaram buscar informações sobre o tema.

Quando questionados se já sentiram a necessidade de buscar e se informar sobre a educação financeira, no geral, 43% afirmam que sim.

Busca de informações

Ao mesmo tempo em que cerca de 46% dos consumidores entrevistados afirmam que conseguiram informações sobre educação financeira acessando pesquisas e também sites específicos sobre o tema, apenas 29% alegam que essas informações foram suficientes para esclarecer ou os ajudar com o que precisavam saber sobre educação financeira.

Dentre os motivos que levaram os consumidores a recorrer a pesquisas sobre educação financeira, 51% disseram que o fizeram porque queriam alternativas para controlar gastos.

Outros 33% afirmara que pesquisaram porque estavam endividados, 11% alegam que queriam apenas por conhecimento e 5% porque querem entender a investir.

De um modo geral, quando indagados em quais situações procurariam por informações ou dicas de Educação Financeira, a maioria respondeu querer economizar dinheiro (25%), seguida de dificuldades financeiras (19%) e também por informações sobre investimento ou como fazer para render o dinheiro (19%).

Para auxiliar o consumidor, a Boa Vista SCPC mantém o portal www.consumidorpositivo.com.br, com conteúdos gratuitos com diversas dicas de educação financeira e sobre o orçamento doméstico.

Fonte: DCI – 21/11/2017 – Da redação


Compartilhe!