Compartilhe!

Certificado Digital é um importante aliado no período de acertos de contas com o Leão

 

Está cada vez mais simples fazer a declaração do Imposto de Renda (IR), especialmente para quem tem Certificado Digital. Esse é um importante aliado dos contribuintes no período de acertos de contas com o Leão, porque proporciona algumas facilidades.

O Certificado Digital ICP-Brasil de pessoa física, também chamado de CPF Digital, permite que o contribuinte receba a declaração pré-preenchida, disponibilizada pela Receita Federal.

Os benefícios proporcionados por essa possibilidade são muitos e ajudam bastante. O primeiro deles é a comodidade e minimização da possibilidade de ocorrência de erros, já que os dados vinculados ao CPF são transmitidos automaticamente. É preciso apenas verificar se as informações a serem enviadas estão corretas e se é necessário corrigir ou acrescentar algum dado.

Outras vantagens expressivas propiciadas pelo Certificado Digital no Imposto de Renda são as seguintes: é possível verificar informações sobre todas as fontes pagadoras; obter de modo fácil a declaração do ano anterior; regularizar no mesmo dia a situação com a Receita Federal, caso o contribuinte tenha caído na Malha Fina; eliminar divergências das informações declaradas com as fontes pagadoras; acompanhar todo o processo da declaração, possibilitando correções em tempo real (sem burocracia); obter cópias das suas declarações; e retificar pagamentos, além de imprimir comprovantes.

Tudo isso com absoluta segurança e muita economia de tempo. Para que o contribuinte possa usufruir de todas essas facilidades, porém, o Certificado Digital precisa estar dentro do seu prazo de validade.

Assim, é importante ficar atento ao prazo de expiração e, antes de fazer a declaração do Imposto de Renda, providenciar a renovação. Esse procedimento é bem simples. A solicitação pode ser solicitada diretamente no site da Autoridade Certificadora (AC) da preferência do contribuinte.

Para aqueles que ainda não têm o Certificado Digital, o Imposto de Renda 2018 ano-base 2017 enseja uma boa oportunidade de se obter o CPF Digital. Para isso, basta escolher uma AC credenciada pela ICP-Brasil e solicitá-lo. Há formatos diversos, que atendem às diferentes demandas e perfis das pessoas: armazenamento no computador, na mídia (Cartão ou Token) ou em dispositivo móvel (celular ou tablet), também chamado mobileID.

Vale dizer que o investimento é baixo: por menos de um real por dia é possível ter um Certificado Digital, e esse pode ser usado em mais outras duas mil aplicações. Dentre elas, por exemplo: solicitar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Digital pela internet, assinar documentos sem papel e sem caneta e realizar uma série de serviços exclusivos no site da Receita Federal.

Para as pessoas que têm empresas, o Certificado Digital vale ainda mais a pena, pois ele pode ser usado para o envio das informações relativas ao eSocial. Esse, é importante lembrar, englobará as companhias de todos os portes a partir de julho.

Fonte: DCI 22/03/2018


Compartilhe!