Quem foi que vazou os dados do Facebook?

Smartphone 3317474 1920 Notícias E Artigos Contábeis - Contabilidade em São Paulo | Pizzol Contábil

Compartilhe nas redes!

Índice

A gente tenta achar culpados, mas o verdadeiro responsável está mais perto do que pensamos

Toda essa comoção com o vazamento de dados de usuários do Facebook tem como responsáveis, não a rede social, ou a Cambridge Analytica, mas sim milhões de pessoas: os próprios usuários. Nas empresas, práticas como restringir downloads, acesso a sites específicos e bloqueio de SPAMs são tão importantes quanto a adoção de sistemas de proteção. Em suas vidas privadas, porém, as pessoas não agem da mesma forma, nem têm os recursos disponíveis em uma empresa para sua proteção.

A maior parte das pessoas acredita que o Facebook é gratuito. O fato de não se pagar pelo serviço é o que dá essa falsa impressão. A monetização desta e de outras redes sociais, assim como diversos aplicativos “gratuitos”, se dá por meio da captação dos dados de seus usuários. As pessoas não atentam ao fato de que, ao conectarem aplicativos ao Facebook, aceitam liberar seus dados e, em alguns casos, de seus contatos também. Quantas vezes, ao acessar algum serviço, você é questionado se não prefere entrar utilizando o seu perfil do Facebook, ao invés de criar um usuário específico para aquele fim? As pessoas não leem as licenças de uso. Clicam em “De Acordo” e acham que estão usufruindo de um serviço gratuito. Não é. Ele se monetiza por meio do uso de dados pessoais de usuários para direcionar publicidade e conteúdo.

A disseminação dos smartphones criou uma massa de usuários enorme, tornando a mineração dos dados desses usuários algo muito rentável. Além das informações coletadas pelas ações dos usuários, em muitos casos também se coleta o deslocamento geográfico da pessoa, permitindo assim enriquecer ainda mais a base de dados.

A maioria das redes sociais disponibilizam aos usuários as informações que têm armazenadas sobre eles. Google, Linkedin e o próprio Facebook possuem esse serviço. Nesta última, o relatório pode ser solicitado clicando no pequeno triângulo, no canto superior direito da tela, logo ao lado do botão de ajuda. Em configurações, você tem uma opção de fazer o download de uma cópia das suas informações. A solicitação é enviada e, algum tempo depois, você recebe uma notificação de que as informações estão disponíveis para download. A maior parte das pessoas se espanta com a quantidade de informações obtidas. Recomendo a todos.

Fonte: Jornal DCI – EDUARDO SANCHES •

Publicado em 19/04/18

 

Foto: pixabay.com

geralt

Classifique nosso post post

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

Veja também

Posts Relacionados

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Acesse aqui sua Área do Cliente